top of page
_icone2Prancheta 3 cópia-9.png
_icone2Prancheta 4 cópia 5-9.png

Cursos profissionalizantes gratuitos para as artes cênicas: Técnicas de Som, Luz, Palco e Produção.

_icone2Prancheta 11-9.png

INCRIÇÕES 2024 ABERTAS!

Clique aqui para saber mais.

_icone2Prancheta 1 cópia-9.png
  • Instagram
  • Facebook
  • LinkedIn
  • YouTube

Último dia de inscrições para os cursos de Técnicas e Produção para Artes Cênicas

São 80 vagas disponíveis, por meio da parceria entre Secretaria da Cultura e Turismo e Instituto do Teatro Brasileiro




Termina nesta quinta-feira, dia 18 de maio, as inscrições para os cursos de formação de produtores e técnicos culturais PTAC (Práticas e Técnicas para as Artes Cênicas), um projeto totalmente gratuito que irá oferecer quatro formações: Técnico de Som, Técnico de Luz, Técnico de Palco e Produção Cultural.

Para o secretário da Cultura e Turismo de Ribeirão Preto, Pedro Leão, essa parceria com o ITB reforça o compromisso da Secretaria com a formação profissionalizante e fortalecimento da população ligada ao teatro. “Teremos emissão de certificado, de forma gratuita, preparando nossa gente para o mercado de trabalho e resultando em futuros empregos e renda nas áreas das artes cênicas”, afirmou.


Em Ribeirão Preto, o PTAC será realizado através da parceria entre Secretaria da Cultura e Turismo com o Instituto do Teatro Brasileiro (ITB). São 80 vagas, 20 por especialização nas áreas de som, luz, palco e produção cultural. Ao final do curso, os alunos aprovados receberão o certificado de participação do ITB que dá direito ao registro profissional.


"FOI MUITO EMOCIONANTE VER QUE O PROGRAMA FEZ MUITA DIFERENÇA NA VIDA DOS ALUNOS. MUITOS JÁ SE FORMARAM TRABALHANDO NA ÁREA. OUTRA COISA QUE ME CHAMOU MUITA ATENÇÃO FOI O FATO DE QUE O PROGRAMA É FEITO PARA CADA CIDADE EM QUE ACONTECE, VALORIZANDO A CULTURA LOCAL”, RELATA O COORDENADOR PEDAGÓGICO GABRIEL FONTES PAIVA."

Os cursos são divididos em 4 módulos, com duração total de 96 horas de aulas e 40 horas de estágio supervisionado. Nesta última etapa, o aluno vai para o mercado de trabalho e conta com uma consultoria conjunta entre o orientador e o empregador. As inscrições podem ser realizadas pelo site do ITB, onde está detalhado como será o processo seletivo das vagas. Podem participar do processo candidatos que possuam ensino médio completo e tenham mais de 18 anos.


As aulas devem ser ministradas entre o dia 6 de junho e agosto de forma híbrida, tanto em uma plataforma on-line quanto presencialmente, com práticas em equipamentos das instituições parceiras em cada cidade. Algumas aulas serão simultâneas entre todas as cidades para promover um intercâmbio de aprendizado e vivência entre os alunos. Em outubro, ocorrem as formaturas dos futuros profissionais das artes cênicas.


O PTAC Ribeirão Preto tem o patrocínio do Grupo Colorado, Grupo Sada (Brazul e Transzero) e Expresso Nepomuceno. Conta também com apoio da Prefeitura de ribeirão Preto, por meio da Secretaria da Cultura e Turismo.


A equipe pedagógica de Ribeirão Preto é formada pelos profissionais: Adriana Scannavez (pedagoga do curso de Produção Cultural); Jair Correia (pedagogo para o curso de Técnico de Palco); Bill Santos (pedagogo para o curso Técnico de Som); Michel Mika Masson (pedagogo para o curso Técnico de Luz); e Miriam Fontana (Coordenadora do curso na cidade de Ribeirão Preto).


Sobre o PTAC

O programa surgiu a partir de uma percepção do ITB sobre a carência de formação qualificada nas áreas técnicas e de produção em artes cênicas em contraponto a um mercado de trabalho com boa capacidade de absorção de mão de obra.


A intenção é atrair principalmente jovens de baixa renda que terminaram o ensino médio e querem entrar no mercado com capacitação técnica. Também atende artistas e técnicos que desejam se reciclar ou possuir uma nova formação e ter contato com professores de referência, além do registro profissional.

Profissionais com experiência acumulada são cada vez mais solicitados pela produção cultural. Mas os jovens técnicos, na maioria das vezes, trilham um caminho de ensino não formal baseado apenas na instrumentalização técnica, sem perspectiva artística e criativa.


O PTAC é um laboratório de oficinas de formação com foco inicial voltado para a introdução aos fundamentos da linguagem cênica e, a seguir, os conteúdos específicos de cada área. Pensado como um laboratório prático, criativo, de experimentação, os módulos iniciais são comuns a todas as áreas e o desenvolvimento de projetos específicos fica a cargo de cada uma das áreas.


Alguns princípios norteiam a formulação do PTAC, tais como: construir um programa que observe as especificidades de cada lugar – região, cidade etc. onde será desenvolvido; encontrar parcerias locais (institucional, artística, pedagógica); transitar por regiões, permitindo o intercâmbio entre artistas e formadores de todo o país; ser um laboratório prático de criação e experimentação; desenvolver um programa transversal, que permita aos alunos uma atuação autônoma e responsável.


Serviço

PTAC – Práticas e Técnicas para as Artes Cênicas

Inscrições: de 1º a 18 de maio, no site do ITB

Período do curso: entre o dia 6 de junho e agosto

Vagas: 80, sendo 20 por especialização

Quem pode participar: candidatos que possuam ensino médio completo e tenham mais de 18 anos

Local: Centro Cultural Palace

Endereço: Rua Alvares Cabral, nº 322



 

Publicado em:


Em Ribeirão

15 visualizações

ความคิดเห็น


bottom of page