top of page
_icone2Prancheta 1 cópia-9.png
_icone2Prancheta 4 cópia 8-9.png
_icone2Prancheta 23-9_edited.png
Cursos profissionalizantes gratuitos de técnicas para as artes cênicas: Som, Luz, Palco e Produção

Programa

100% gratuito

Estágio em

parceiros PTAC

Mais de 500 alunos formados

Alto índice de empregabilidade

Aprofunde o seu conhecimento sobre os bastidores do teatro, busque novas oportunidades profissionais ou aprenda uma nova profissão.

Conheça os nossos cursos

PRODUÇÃO CULTURAL
Produção Cultural

Mergulhe no universo da produção cultural

Neste curso você terá uma visão abrangente e integrada dos bastidores da produção cultural. O objetivo é destacar o papel do produtor para o desenvolvimento do cenário artístico-cultural nos diversos setores de atuação. É a oportunidade de adquirir conhecimentos que permitam transformar uma ideia em projeto cultural, conhecendo todas as etapas e as ações necessárias para sua organização e plena realização.

TÉCNICAS DE PALCO
Técnicas de Palco

Aprenda sobre os bastidores dos palcos

O palco é o território dos técnicos de teatro. E também da música, da dança, da performance, dos eventos, dos debates. E o palco tem muitas formas de existir, dentro ou fora do teatro. O técnico de palco é o responsável por organizar a ocupação deste palco, com estruturas fixas ou móveis. Dele depende a estética, a mágica, a precisão, o encantamento e a segurança de uma cena. Conhecer profundamente a caixa cênica, entender o seus mecanismos, possibilidades, limitações é fundamental. Neste curso, você irá aprender o necessário para desenvolver as habilidades requeridas para o exercício desta profissão.

TÉCNICAS DE LUZ
Técnicas de Luz

Torne-se um profissional da iluminação cênica

Neste curso você vai aprender de forma prática os principais conceitos e procedimentos envolvidos no trabalho técnico para iluminação cênica. Entrará em contato com uma vasta gama de equipamentos - desde os tradicionais refletores de lâmpadas aos atuais aparelhos eletrônicos -, e irá conhecer os principais aspectos estéticos e tecnológicos necessários para se trabalhar com segurança e criatividade como técnico em iluminação cênica.

TÉCNICAS DE SOM
Técnicas de Som

Ouvir e viver o som nas artes cênicas

Para ser um bom profissional, não basta conhecer e dominar os equipamentos de áudio. É preciso saber ouvir o universo sonoro que nos cerca. Neste curso vamos desenvolver um ouvido pensante e uma escuta ativa. Mesas de som, microfones, caixas acústicas e todos os equipamentos de áudio serão apresentados em aulas práticas e com apoio de material didático diverso. E para acelerar seu conhecimento, você terá aulas on-line com profissionais altamente gabaritados e experientes de várias regiões do país.




O que nossos ex-alunos estão falando sobre nós?

O primeiro módulo, abriu a cabeça um importante leque de referências. O estágio deu acesso a importantes teatros da cidade, como o Teatro Municipal, Teatro Pedro Segundo, a conhecer a história destes teatros, o mecanismo dos teatros, equipamentos artísticos e culturais da nossa cidade, os técnicos. A gente teve a oportunidade de estagiar no Festival Nacional de Teatro e de conhecer companhias não só da cidade, mas também de fora. (...) Agradeço muito ao curso. Gratidão!

Carolina Ignácio Ponce
Aluna do PTAC

_icone2Prancheta 1 cópia-9.png

Sobre o ITB

Um centro à altura de uma arte, seus mestres e seu público.

O Instituto do Teatro Brasileiro - ITB,  nasceu em 2017 com a missão de tornar o teatro acessível a todas as pessoas, fortalecer a formação técnica nas artes cênicas e preservar a memória da cultura brasileira, sobretudo de artistas e das artes.

Atuamos em três pilares: formação, democratização do acesso e preservação da memória das artes cênicas.

Práticas e Técnicas para as Artes Cênicas - PTAC é nosso programa de formação e o coração pulsante do ITB. Através dele oferecemos, gratuitamente, cursos profissionalizantes de técnicas de luz, som, palco e produção cultural para as artes cênicas.

 

Em 2024 vamos para a 3ª edição do programa que já passou por mais de 10 cidades e formou quase 500 técnicos para as artes cênicas.

textura-cobogó_edited.png

Perguntas Frequentes

  • Fui selecionado para o programa, porém, não estou no curso que me inscrevi como primeira opção? Por quê?
    No ato da entrevista, você sinalizou ao seu entrevistador que estaria disponível para a segunda opção caso não fosse selecionado(a) para a primeira. Por isso esse remanejamento.
  • Qual o limite de faltas que eu posso ter durante o curso?
    Durante sua trajetória pedagógica você precisa ter 80% de frequência de um total de 96 horas/aula.
  • Como tenho acesso ao cronograma de aulas?
    Faça login no site. Acesse a aba Meu Curso. Clique no seu curso e verá do lado esquerdo da tela a linha do tempo das aulas.
  • Fiz minha matrícula, fui aceito no meu curso, porém, a linha do tempo do meu curso está incompleta. É isso mesmo?
    Sim, pode ser que isso aconteça nos primeiros dias após a matrícula. Alguns conteúdos ainda estão sendo inseridos e conforme isso for acontecendo, ele vai aparecer para você. Você também será notificado dentro da plataforma na área “notificações” toda vez que uma etapa for adicionada ou algum conteúdo tenha sido alterado.
  • Fiz minha minha matrícula e meu curso ainda não aparece disponível. O que devo fazer?
    Nos primeiros dias após as matrículas, principalmente paras as cidades de Florianópolis, Ribeirão Preto, Paracatu e São Luís, a plataforma de estudos ainda estará em processamento e pode levar um tempo para você ser adicionado ao programa. Caso isso não ocorra, faça um chamado para contato@itb.art.br
  • Estou matriculada na cidade errada e em um curso diferente da lista de selecionados. O que devo fazer?
    Faça um chamado para contato@itb.art.br
  • Vai ter algum grupo de WhatsApp do curso?
    A política de privacidade de dados do ITB não permite a divulgação de dados de terceiros como nome e telefone sem autorização devidamente documentada. Os alunos estão livres para criar esse canal de comunicação não oficial. Os canais de comunicação oficiais do programa PTAC são pelo site, por e-mail, telefone e através das ferramentas da plataforma de estudos.
  • Como sei em que local e qual dia vai ser minha aula presencial?
    Faça login no site. Acesse a aba Meu Curso. Clique no seu curso e verá do lado esquerdo da tela a linha do tempo das aulas. Vá até o dia pretendido e verá local, horário e link do Google Maps do local da sua aula.
  • Como retiro o acesso da minha aula online?
    Faça login no site. Acesse a aba Meu Curso. Clique no seu curso e verá do lado esquerdo da tela a linha do tempo das aulas. Vá até o dia pretendido e verá o link da aula online. Clique e retire seu acesso na Sympla com, no mínimo, 3 horas de antecedência.
  • Preciso fazer cadastro na Sympla para retirar os meus acessos para as aulas?
    Sim. Se antecipe e faça seu cadastro em www.sympla.com.br
  • Retirei meu ingresso na Sympla mas não recebi ele no meu email. Como faço?
    A Sympla pode demorar até 3 horas para enviar o seu acesso. Na maioria dos casos, os emails da Sympla são entendidos pelos servidores de email como Spam. Cheque sempre seus caixa de spam. Se mesmo assim não conseguir acessar, reveja seu cadastro e, por fim, faça um chamado para contato@itb.art.br
  • Posso compartilhar meu acesso com um amigo que não conseguiu retirar o acesso?
    Não, o link é pessoal e intransferível. É a partir dele que sua presença será contabilizada e não é permito acesso simultâneo na plataforma. O acesso mais recente irá substituir o mais antigo fazendo com que você seja derrubado da videoconferência.
  • Onde assino presença?
    Nas aulas online, sua participação na aula é contabilizada em sistema indicando se você fez login e por quanto tempo permaneceu em aula. Lembre-se de clicar em “Concluir etapa” sempre que uma etapa do seu curso for concluída mesmo que sua aula for presencial. Esse também é um dado comparativo para dimensionar sua frequência e desempenho.
  • Fiquei doente e tenho um atestado médico. Fico com falta?
    Sim, um atestado médico apenas justifica sua falta e não abona, assim como em outras instituições de ensino.
  • Não consegui obter 80% de frequência. Posso continuar o curso até o final?
    Sim, porém, não receberá o certificado de conclusão do curso.
  • Não consegui obter 80% de frequência. Posso fazer o estágio?
    Não. Seu rendimento indica que você não está apto a exercer nenhuma atividade profissional em nome do ITB na área que está você está estudando.
  • À partir de quando posso realizar os estágios?
    À partir de 21 de julho para as turmas de Florianópolis, Ribeirão Preto, Paracatu e São Luís e à partir de 22 de agosto para as turmas de Taubaté, São Paulo e Rio de Janeiro. No devido momento, comunicações a esse respeito serão enviadas.
  • Até quando posso realizar os estágios?
    Até 21 de setembro Florianópolis, Ribeirão Preto, Paracatu e São Luís e até 22 de outubro para as turmas de Taubaté, São Paulo e Rio de Janeiro. No devido momento, comunicações a esse respeito serão enviadas.
  • Trabalho na área, meu emprego conta como estágio?
    Não, o período de estágio tem caráter também pedagógico e nesse período você pode ser escalado para executar funções que você não desempenha no dia a dia do seu trabalho pessoal. No devido momento, comunicações a esse respeito serão enviadas.

Instituto do Teatro Brasileiro | ITB

Endereço Sede Administrativa: Rua Lira, 50 - Vila Madalena, São Paulo/SP - CEP: 05443-060

contato@itb.art.br

bottom of page