top of page

Convidados

Edu Oliveira

Mestre Convidado Recôncavo Baiano

Edu é professor da Escola de Dança da UFBA, coreógrafo, dançarino, escritor e ator. Doutorando em Difusão do Conhecimento (PPGDC), pesquisa a relação entre dança e deficiência. Mestre em dança pela UFBA (2014), com graduação em artes plásticas (2001) e especialização em arteterapia pela UCSal (2004).


Diretor do Grupo X de Improvisação em Dança, destaca-se com os espetáculos: "Judite quer chorar, mas não consegue!", "Odete, traga meus mortos", "Ah, se eu fosse Marilyn", "O corpo perturbador", "Bonito", "Striptease-bicho", "Kilezuuummmm" e "Nunca mais abismos".


Desde 2004, participa do intercâmbio cultural Euphorico com a Cie Artmacadam/França. Atuou no Unlimited da Condoco Dance Company-Inglaterra (2010-2012) em Londres e na China, além de integrar o elenco da Cie Kastor Agile/Lyon nos espetáculos Tempete 13º Sud (2009) e Cosme e Damião (2013). Em 2007, participou do Joy Lab Research, do coreógrafo americano Alito Alessi.


Sua atuação é focada em dança, deficiência, improvisação e política cultural. Desenvolve ainda projetos de arte-educação, ministrando oficinas para pessoas com deficiência. Organizador do "Livro do X" (2019), em parceria com Fafá Daltro. Coautor dos livros "Feito à Mão" (2021), "Dança como mediação educacional para diversidade e ações afirmativas I" (2018), "Elementos do Movimento na Dança" (2017), "Bonito" (2017), "Despertando Judites: experiências de criar e aprender danças com crianças" (2014) e autor de "Judite quer chorar, mas não consegue!" (2013), publicado também como audiobook, com narração da atriz Malu Mader.


Anterior
Próximo
bottom of page