top of page

Convidados

Tácito Borralho

Mestre Convidado São Luís

Tácito (Freire) Borralho (segundo o poeta NauroMachado) reelaborou conscientemente os mitos – ou foros arcaicos – do fantasioso universo maranhense, e o mais importante: fazê-lo a nível superior de um popular infenso ainda às descaracterizações de um emergencial modernismo – ou modernoso espúrio – a chegar por vias tortuosas até nós.As raízes por ele exploradas com a capacidade de um verdadeiro escafandrista do nosso litoral geográfico lhe dão a primazia de ser, entre nós, um intelectual primitivista ou um ingênuo com arraigado instinto cultural.

Tácito Borralho nasceu em Primeira Cruz (MA), em 7 de agosto de 1948, cursou o ginásio no Ateneu Teixeira Mendes em São Luís e teologia em Recife (PE). Lá criou o Grupo Armação, vencedor do 1º Festival Nacional de Teatro de Caruaru, em 1970.

Foi o criador do Laborarte, em 1972; presidente da Federação Nacional de Teatro Amador –Fenata; presidente da Confederação Nacional de Teatro Amador –Cofenata; presidente da Associação Brasileira de Teatro de Bonecos (ABTB) e Centro Unima Brasil – CEUB. Fundou a Companhia Oficina de Teatro –Coteatro e foi idealizador e fundador do Centro de Artes Cênicas do Maranhão – Cacem, hoje órgão da estrutura da Secretaria de Estado da Cultura.

Detentor do Prêmio MEC- Troféu Mambembe, categoria especial – São Paulo (1978), pela sua atuação em “O Cavaleiro do Destino”. Como dramaturgo, recebeu os prêmios “Artur Azevedo”-Concurso Cidade de Prêmio MEC / Troféu Mambembe – 1978; Medalha do Mérito Timbira / MA – 1987; Defensor das Tradições Afro no MA – 1989; XVIII Concurso Literário Cidade de São Luís / Prêmio Arthur Azevedo / MA – 1990, com “Gibi, o Menino Que Não Sabia Voar” e Plano Sioge (1993), com “O Palco do Imaginário Popular Maranhense”, em parceria com Josias Sobrinho.

Graduado em Filosofia pela UFMA compós-graduação pela ECA-USP em 2000, onde obteve o grau de professor mestre em Artes. Hoje professor dr. desde 2012 pela mesma USP, é professor associado nível 2 do Departamento de Artes Cênicas (DEARTC) da UFMA e Diretor Artístico da Coteatro.


Anterior
Próximo
bottom of page