top of page

Como funciona o nosso processo seletivo?

O programa Práticas e Técnicas para as Artes Cênicas - PTAC é um curso gratuito e, para participar, é preciso passar por uma seleção em 3 etapas: Inscrição, Entrevista, Seleção Final (confirmação e matrícula).

Saiba mais sobre cada etapa e confira as regras do processo abaixo.

Etapas do processo

Inscrições

Abrimos as inscrições para que todos os interessados possam se inscrever para participar do nosso processo seletivo.

Nesta etapa, vocês irão nos fornecer alguns dados e falar sobre as motivações para participar do PTAC. Todas essas informações nos ajudam na seleção das pessoas que passarão para a próxima etapa.

ATENÇÃO: Alguns dias após o envio do formulário de inscrição, você receberá um e-mail para que você confirme a sua disponibilidade, não deixe de responder.

Seleção Final
(confirmação e matrícula)

Após a etapa de entrevistas, os participantes são selecionados para os cursos, conforme a disponibilidade de vagas para as opções de cursos sinalizadas pelo candidato na etapa de inscrição.

Divulgaremos a lista de selecionados aqui no site e avisaremos os novos alunos por e-mail.

Com isso, caberá ao aluno selecionado confirmar a sua participação e realizar a matrícula formal no curso, conforme  orientação que será enviada pela equipe pedagógica do ITB.

1
2
3
Entrevista
Após as inscrições, com base nas respostas do formulário de inscrição, parte dos alunos são selecionados para a etapa de entrevistas.

Nesta etapa vamos entender melhor as suas motivações e o seu perfil de aluno.

Cronograma

Cidades 2024

Confira as datas do PTAC 2024 por cidade e se programe para não ficar de fora.

BAIXADA FLUMINENSE / RJ

RIO DE JANEIRO (CENTRO) / RJ

JACAREPAGUÁ / RJ

FLORIANÓPOLIS / SC

MOGI DAS CRUZES / SP

• Inscrição: 1º/abr à 25/abr

• Publicação lista de inscritos: 26/abr

• Publicação cronograma de entrevistas: 02/mai

• Período de Entrevistas: 08 à 23/mai

• Publicação do resultado final: 27/mai

RECÔNCAVO BAIANO / BA

CIDADE TIRADENTES / SP

RIBEIRÃO PREO / SP

POÁ e FERRAZ DE VASCONCELOS / SP

• Inscrição: 1º/abr à 30/mai

• Publicação lista de inscritos: 31/mai

• Publicação cronograma de entrevistas: 06/jun

• Período de Entrevistas: 12 à 28/jun

• Publicação do resultado final: 1º/jul

textura-cobogó_edited.png

Regras do Processo Seletivo //
PTAC 2024

Com duração total de 110 horas de aulas e 40 horas de estágio supervisionado obrigatório, o PTAC - Programa Práticas e Técnicas das Artes Cênicas oferecerá, em 2024, formação nas áreas de Técnicas de Luz, Técnicas de Som, Técnicas de Palco e Produção Cultural.

Ao final dos cursos, os alunos aprovados receberão o certificado de participação do ITB e a habilitação para o registro profissional, desde que cumpram as exigências mínimas descritas neste regulamento.

IMPORTANTE:

O candidato no ato da inscrição autoriza a divulgação de seu nome completo pelo Instituto do Teatro Brasileiro (ITB), patrocinadores e parceiros, para a divulgação dos resultados do Processo de Seleção do PTAC 2024.

• Podem participar do processo seletivo candidatos que tenham completado o ensino médio e tenham mais de 18 anos no momento da Inscrição.

• As inscrições para concorrer às vagas devem ser realizadas online através de link disponibilizado no site www.itb.art.br nos dias indicados no cronograma de cada cidade.
 

• Após as inscrições, o ITB realizará uma pré-seleção dos candidatos com base nas respostas do formulário de inscrição. Em seguida, os candidatos pré-selecionados passarão por uma etapa de entrevistas online e só então poderão ser selecionados de acordo com o número de vagas disponibilizadas.

Das inscrições

Das entrevistas

• Os pré-selecionados na etapa de Inscrição serão divulgados no site do ITB. Nesta divulgação já estarão indicadas as datas e horários das entrevistas online para cada candidato, de acordo com disponibilidade do ITB.

• É de responsabilidade do candidato fazer a consulta do seu nome no site do ITB e comparecer às entrevistas na data e hora agendadas.

• O candidato que não comparecer à entrevista poderá ser desclassificado.

• As entrevistas tem como objetivo aprofundar o entendimento sobre o perfil do candidato, bem como confirmar o interesse do candidato quanto à participação nos cursos do PTAC.

Dos cursos

• A lista final de selecionados, após a etapa de entrevistas, será divulgada no site www.itb.art.br.

• Os selecionados devem fazer a matrícula até a data informada pelo site www.itb.art.br, de acordo com as orientações que serão disponibilizadas pelo ITB.

• As aulas acontecem de forma online e presencial em cada cidade. Os locais específicos são indicados durante o período letivo pelo ITB com antecedência mínima de 1 semana.

• As 40 horas de estágio são obrigatórias e necessárias para emissão do certificado de conclusão de curso.

• O aluno só receberá o CERTIFICADO do curso ao cumprir:

- 80% de frequência mínima nas aulas (online e presenciais);
- 80% de aproveitamento das atividades propostas;
- 40 horas de estágio obrigatório

textura-cobogó_edited.png

Perguntas Frequentes

  • Fui selecionado para o programa, porém, não estou no curso que me inscrevi como primeira opção? Por quê?
    No ato da entrevista, você sinalizou ao seu entrevistador que estaria disponível para a segunda opção caso não fosse selecionado(a) para a primeira. Por isso esse remanejamento.
  • Qual o limite de faltas que eu posso ter durante o curso?
    Durante sua trajetória pedagógica você precisa ter 80% de frequência de um total de 96 horas/aula.
  • Como tenho acesso ao cronograma de aulas?
    Faça login no site. Acesse a aba Meu Curso. Clique no seu curso e verá do lado esquerdo da tela a linha do tempo das aulas.
  • Fiz minha matrícula, fui aceito no meu curso, porém, a linha do tempo do meu curso está incompleta. É isso mesmo?
    Sim, pode ser que isso aconteça nos primeiros dias após a matrícula. Alguns conteúdos ainda estão sendo inseridos e conforme isso for acontecendo, ele vai aparecer para você. Você também será notificado dentro da plataforma na área “notificações” toda vez que uma etapa for adicionada ou algum conteúdo tenha sido alterado.
  • Fiz minha minha matrícula e meu curso ainda não aparece disponível. O que devo fazer?
    Nos primeiros dias após as matrículas, principalmente paras as cidades de Florianópolis, Ribeirão Preto, Paracatu e São Luís, a plataforma de estudos ainda estará em processamento e pode levar um tempo para você ser adicionado ao programa. Caso isso não ocorra, faça um chamado para contato@itb.art.br
  • Estou matriculada na cidade errada e em um curso diferente da lista de selecionados. O que devo fazer?
    Faça um chamado para contato@itb.art.br
  • Vai ter algum grupo de WhatsApp do curso?
    A política de privacidade de dados do ITB não permite a divulgação de dados de terceiros como nome e telefone sem autorização devidamente documentada. Os alunos estão livres para criar esse canal de comunicação não oficial. Os canais de comunicação oficiais do programa PTAC são pelo site, por e-mail, telefone e através das ferramentas da plataforma de estudos.
  • Como sei em que local e qual dia vai ser minha aula presencial?
    Faça login no site. Acesse a aba Meu Curso. Clique no seu curso e verá do lado esquerdo da tela a linha do tempo das aulas. Vá até o dia pretendido e verá local, horário e link do Google Maps do local da sua aula.
  • Como retiro o acesso da minha aula online?
    Faça login no site. Acesse a aba Meu Curso. Clique no seu curso e verá do lado esquerdo da tela a linha do tempo das aulas. Vá até o dia pretendido e verá o link da aula online. Clique e retire seu acesso na Sympla com, no mínimo, 3 horas de antecedência.
  • Preciso fazer cadastro na Sympla para retirar os meus acessos para as aulas?
    Sim. Se antecipe e faça seu cadastro em www.sympla.com.br
  • Retirei meu ingresso na Sympla mas não recebi ele no meu email. Como faço?
    A Sympla pode demorar até 3 horas para enviar o seu acesso. Na maioria dos casos, os emails da Sympla são entendidos pelos servidores de email como Spam. Cheque sempre seus caixa de spam. Se mesmo assim não conseguir acessar, reveja seu cadastro e, por fim, faça um chamado para contato@itb.art.br
  • Posso compartilhar meu acesso com um amigo que não conseguiu retirar o acesso?
    Não, o link é pessoal e intransferível. É a partir dele que sua presença será contabilizada e não é permito acesso simultâneo na plataforma. O acesso mais recente irá substituir o mais antigo fazendo com que você seja derrubado da videoconferência.
  • Onde assino presença?
    Nas aulas online, sua participação na aula é contabilizada em sistema indicando se você fez login e por quanto tempo permaneceu em aula. Lembre-se de clicar em “Concluir etapa” sempre que uma etapa do seu curso for concluída mesmo que sua aula for presencial. Esse também é um dado comparativo para dimensionar sua frequência e desempenho.
  • Fiquei doente e tenho um atestado médico. Fico com falta?
    Sim, um atestado médico apenas justifica sua falta e não abona, assim como em outras instituições de ensino.
  • Não consegui obter 80% de frequência. Posso continuar o curso até o final?
    Sim, porém, não receberá o certificado de conclusão do curso.
  • Não consegui obter 80% de frequência. Posso fazer o estágio?
    Não. Seu rendimento indica que você não está apto a exercer nenhuma atividade profissional em nome do ITB na área que está você está estudando.
  • À partir de quando posso realizar os estágios?
    À partir de 21 de julho para as turmas de Florianópolis, Ribeirão Preto, Paracatu e São Luís e à partir de 22 de agosto para as turmas de Taubaté, São Paulo e Rio de Janeiro. No devido momento, comunicações a esse respeito serão enviadas.
  • Até quando posso realizar os estágios?
    Até 21 de setembro Florianópolis, Ribeirão Preto, Paracatu e São Luís e até 22 de outubro para as turmas de Taubaté, São Paulo e Rio de Janeiro. No devido momento, comunicações a esse respeito serão enviadas.
  • Trabalho na área, meu emprego conta como estágio?
    Não, o período de estágio tem caráter também pedagógico e nesse período você pode ser escalado para executar funções que você não desempenha no dia a dia do seu trabalho pessoal. No devido momento, comunicações a esse respeito serão enviadas.
bottom of page